dc.contributor.author | Quintela, Rosimeire Moreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:30:57Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T19:30:57Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53720 | |
dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos profissionais envolvidos no aprendizado, sendo imprescindível para o desenvolvimento educacional e efetiva aprendizagem. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de aplicação de questionário, com o objetivo de abordar como se dá o uso das tecnologias como metodologias que promovem o ensino e a aprendizagem, por parte dos professores.Reforça-se a importância das funções do coordenador pedagógico no ambiente escolar, o qual dentre outras atribuições, tem o papel de orientar o trabalho docente, promover formação e orientações individualizadas à medida em que se fizerem necessárias. Nessa direção, reflete-se sobre o papel do coordenador pedagógico, no uso das tecnologias educacionais nas últimas décadas, que surgem com as mudanças econômicas, políticas, sociais e educacionais desenvolvidas no Brasil, com o objetivo de reduzir a exclusão social e preparar os educandos para o exercício da cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |