dc.contributor.author | Lara, Cristiane Zamadei de | pt_BR |
dc.contributor.other | Haiduke, Ivonete Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T11:40:15Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T11:40:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53656 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Ivonete Ferreira Haiduke | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo traz reflexões e análises acerca das relações que transcorrem a educação de um modo geral, pois é notável que a educação está inteiramente ligada com o interesse de todos pela melhor qualidade de vida, e por melhores condições financeiras. A educação é o meio pelo qual muitas crianças e adolescentes veem uma maneira de superar sua origem humilde, tornando-se profissionais visados e de qualidade, uma vez que a própria sociedade impõe um padrão de vida para esses jovens seguirem. O que acontece muitas vezes é que, os jovens não conseguem seguir neste ritmo imposto pela sociedade e acabam por não alcançar seus objetivos. Os motivos para esse fracasso podem ser as próprias dificuldades do cotidiano, bem como a sua origem pobre. Desta forma, o objetivo central desse trabalho é a análise e a verificação da influência da origem pobre na educação, sendo observado o que a sociedade impõe como padrão, bem como a maneira pela qual a escola recebe e administra essa diversidade de origens e a recepção dos alunos acerca dos conteúdos ministrados e metodologias administradas. A partir das leituras e analises de artigos já escritos sobre o assunto, podemos chegar a resultados impactantes sobre a educação e as desigualdades produzidas nos ambientes escolares, e concluir que a educação com fim emancipatório, e as diretrizes e currículos que a regulamentam propiciam a exclusão das camadas populares. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A educação como forma de enfrentamento da pobreza nos espaços escolares | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |