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dc.contributor.authorKaminski, Ana Maria Rodiakpt_BR
dc.contributor.otherMaziero, Stela Maris Brittopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T11:29:57Z
dc.date.available2021-05-20T11:29:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53629
dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Ms. Stela Maris Britto Mazieropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa descreve a observação do desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental no município de Boa Ventura de São Roque. Tendo como aporte metodológico a pesquisa qualitativa e por meio de análise documental, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: fontes documentais como atas de resultados parciais e finais dos estudantes entre os anos 2014 a 2016, lista de alunos beneficiários das escolas do município entre os anos de 2014 e 2016, legislação referente ao Programa Bolsa Família e avaliações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e ainda entrevistas com roteiros semiestruturados realizadas com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Não foram encontrados resultados significativos que comprovassem que o recebimento do beneficio contribui para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos. Depreende-se que a ausência desses resultados pode estar associada a fatores como: ineficiência de transporte escolar, que de acordo com o diagnóstico realizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, influencia negativamente na aprendizagem não só de alunos beneficiários, mas de alunos de maneira geral, assim como variáveis relacionadas à oferta de merenda escolar, material didático e trabalho infantil. Depreende-se desse estudo que se os objetivos das transferências de renda passam por ampliação em longo prazo no desenvolvimento social das famílias de renda mais baixa, influenciando inclusive no desempenho escolar, comprovando que o Programa Bolsa Escola influencia na matrícula, na permanência e também no sucesso escolar dos alunos beneficiários.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectProgramas de sustentação de renda - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA aprendizagem e sua relação com o beneficio do Programa Bolsa Família de alunos matriculados de 1º ao 5º ano do ensino fundamental no municipio de Boa Ventura de São Roque (2015 - 2016)pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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