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dc.contributor.authorCamargo, Ana Claudia dept_BR
dc.contributor.otherSilva, Maysa Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T20:03:00Z
dc.date.available2021-06-18T20:03:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53628
dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo busca refletir acerca da violação de direitos de adolescentes indígenas de gênero feminino da Aldeia Indígena Guarani do Município de Chopinzinho, PR com intuito de relacionar esta problemática com o papel desempenhado pela Educação Escolar Indígena neste processo. Neste contexto, apresentam-se algumas questões referentes à violência de gênero sofrida por mulheres indígenas, bem como o desenvolvimento da Educação Escolar nas comunidades tradicionais indígenas. Sendo assim, foram coletados dados gerais da referida aldeia, bem como dados de ocorrência de violência sofrida por adolescentes registrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, no período que compreende Janeiro de 2016 á Junho de 2016 e mediante estes dados, realizou-se um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas, destinado aos educadores da Escola da Aldeia estudada com finalidade de considerar a concepção que estes educadores têm sobre a ocorrência de violência de gênero no território estudado. Após coletar estes dados, e ao analisá-los foi possível elencar alguns aspectos que evidenciam como a Educação Escolar Indígena é fundamental para emancipação destas adolescentes e o rompimento de situações de violência. Diante disso, verificou-se em a ocorrência da violência de gênero indígena é complexa, repleta de especificidades, sendo um fenômeno persistente e a educação escolar indígena até o presente momento, apesar de identificar e verificar os agravos na vida destas adolescentes indígenas, ainda não se apresenta como uma política pública capaz de romper com a produção e reprodução da violência de gênero que sofrem cotidianamente as adolescentes indígenas guaranis.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectÍndios - Educaçãopt_BR
dc.titleEducação escolar indígena e a violência de gênero sofrida por adolescentes guaranispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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