dc.contributor.author | Schmit, Adenilce | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T15:07:34Z | |
dc.date.available | 2021-05-21T15:07:34Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53607 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Ms.ª Rosemeri T. F. R. Rodrigues | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No Brasil, 44% da população do ensino fundamental público são pobres. A pobreza é um fenômeno presente na vida de um contingente significativo de estudantes brasileiros. Esta pesquisa teve a intenção de buscar a compreensão de como ocorre a escolarização dos alunos em situação de pobreza e as dificuldades que acompanham essa condição de vida. A metodologia escolhida para trabalhar o tema foi uma revisão de literatura através de pesquisa computadorizada nas bases de dados Scielo e Google acadêmico para identificar artigos originais na língua portuguesa sobre o tema. Os resultados demonstraram várias análises e leituras sobre a escolarização de alunos em situação de pobreza que envolveram o contexto econômico, cultural, comunitário, familiar e pessoal dos (as) estudantes e apontam para a necessidade da revisão do olhar sobre os (as) alunos (as) em condição de pobreza. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (10 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | A escolarização de alunos (as) em situação de pobreza e suas dificuldades | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |