Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVidigal, Emerson José, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbanapt_BR
dc.creatorFuruzawa, Lorenapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T14:32:32Z
dc.date.available2024-02-07T14:32:32Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53504
dc.descriptionOrientador : Emerson José Vidigalpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Projeto e Paisagem Urbanapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na cidade de Curitiba durante a década de 1960 houve uma alteração no sistema viário que exigiu a remodelação de algumas quadras, sendo que algumas delas atingiram a atual Travessa Nestor de Castro, causando problemas e transformando a via em uma "cicatriz urbana", a qual se encontra em processo de degradação. Esta questão envolve problemas de mobilidade urbana, conflito entre automóveis e pedestres; e desconformidades com o contexto histórico o qual está inserido. Buscando entender os motivos que causam a degradação da área estudada e como resolver estas problemáticas, o presente trabalho investiga as questões sobre a importância da rua e sua escala, as questões sobre a mobilidade urbana e a perda da vitalidade local, analisando também alguns pontos da psicologia do espaço. Outras experiências de renovação urbana tem utilizado a multifuncionalidade como ponto regenerador. Como a área de estudo perdeu sua vitalidade, o ensaio de projeto que será proposto também utiliza um programa multifuncional como instrumento de requalificação urbana, além de novas propostas para o sistema viário local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The city of Curitiba in the 1960s had a change in the road system, wich required the remodeling of some blocks, some of which reached the Nestor de Castro Street, causing problems and making it a "urban scar", and it is in process of degradation. This issue involves problems of urban mobility, conflict between cars and pedestrians, and inconsistency with the historical context. In order of understand the reasons that cause the breakdown of the study area and how to solve these problems, this paper investigates the questions about the importance of the street and its scale, the issues of urban mobility and loss of local vitality, considering also some points of psychology of space. Other experiments have used multifunctionality in urban renewal, as a point of regeneration. As the area in question has lost its vitality, the proposal in project also uses a multifunction program as a tool for urban renewal, and new proposals for the local road system.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Ruaspt_BR
dc.titleA rua e a escala : uma intervenção urbana na travessa Nestor de Castropt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples