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dc.contributorTulio, Paula Cristinapt_BR
dc.contributor.advisorBulgacov, Sérgio, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorSilva, Miguel Simoes dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T13:12:40Z
dc.date.available2024-04-26T13:12:40Z
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53424
dc.descriptionOrientador: Sergio Bulgacovpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O segmento de cargas rodoviárias apresenta-se com diversificadas modalidades de operacionalização dentro e fora das organizações. Os "ditos" profissionais do transporte rodoviário de cargas adquiriram experiência profissional no dia-a-dia, executando atividades na coleta e entrega de mercadorias de um cliente denominado no segmento como sendo de origem, ou seja, aquele que realiza uma venda, em cuja entrega necessita-se da utilização do serviço de transportador de qualquer natureza (rodoviário, aéreo, marítimo, fluvial) até o cliente de destino, que é aquele que procede a aquisição da mercadoria. Numa operação como esta, além das modalidades de cargas citadas (coleta e entrega), apareceram outras, tais omo: manuseio, distribuição, encaminhamento, utilização de formulários necessários e até obrigatórios para o transportador, tal qual o conhecimento de transporte rodoviário de cargas, documento este denominado como sendo a nota fiscal do transportador, acompanhado por um formulário de manifesto de carga, onde se pode relacionar os conhecimentos emitidos para uma mesma localidade. Com a evolução tecnológica gerada pela abertura dos mercados comuns, houve a necessidade dos segmentos, para gerar continuidade de seus negócios, em aprimorar seus controles e a buscarem a profissionalização de suas empresas, deixando de lado a aprendizagem quotidiana adquirida longinquamente com anos de serviço e pondo em prática o profissionalismo nas operações, através da aplicação da disciplina de se organizar e definir metodologias padrões com vistas a normalização de seus procedimentos operacionais e administrativos, objetivando a mudança das pessoas envolvidas no processo. Para a empresa "AB" definiu-se que a adronização de seus procedimentos adviria da implementação e aplicação de um manual para o transporte de cargas rodoviárias, contemplando o ciclo de uma operação com aplicação de todas as modalidades de cargas, desde o cliente que originou a operação, passando pela unidade de negócio que dará seqüência e encaminhamento até seu destino, no atendimento operacional que pode iniciar na técnica de atender um telefonema de cliente até na realização de uma operação especial, também na aplicação e uso de recursos informatizados, advindos de software específicos para a transmissão de dados entre unidades operacionais, visando agilidade na recepção das informações e por fim na padronização documental, aplicados específica e coerentemente nas operações de transporte rodoviário de cargas. O resultado obtido pela empresa "AB" com a implementação do trabalho, que se originou com a manualização das operações de cargas, foi a melhoria profissional dos funcionários que começaram a executar atividades visando o processo de qualidade que uma carga gera, os benefícios financeiros com as reduções dos processos de indenizações, ocasionados por danos, avarias, extravias, além de outros no transporte de cargas, bem como pela satisfação dos clientes em trabalhar com a empresa "AB"pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviario de cargapt_BR
dc.titleProposta de normalização de uma empresa do ramo de transporte rodoviário de cargas : um estudo de casopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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