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dc.contributor.authorSantos, Eliete Moscardí dospt_BR
dc.contributor.otherTaques, Mariana Fonsecapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T13:31:06Z
dc.date.available2019-12-20T13:31:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53206
dc.descriptionOrientadora : Profª Ms. Mariana Fonseca Taquespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização da hora atividade do professor, em compreender a importância da hora-atividade para o trabalho pedagógico do professor de curso técnico, demonstrando a relevância do papel do pedagogo neste espaço; conhecer o significado e a concepção da hora atividade; identificar as ações que o pedagogo realiza nos momentos de hora atividade dos educadores; a forma como interage com o pedagogo neste espaço, importando-se saber quais as condições necessárias ao trabalho do pedagogo e em que medida o papel do pedagogo na organização da hora atividade, contribui com o trabalho dos professores no desenvolvimento da sua prática pedagógica. De acordo com Czekalski, (2008), onde teve sua investigação focada na hora- atividade como espaço de formação continuada aos professores da educação Básica e de acordo com Haddad, (2012 ), onde o foco de sua investigação foi fazer o comparativo do sistema capitalista e a forma do trabalho alienado, em que os professores vivem em sua hora atividade. A pesquisa revela que pedagogo como organizador do processo pedagógico deve trabalhar efetivamente junto ao professor de forma a lhe dar suporte nas dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, promovendo espaços de formação continuada com temas pertinentes e relevantes ao seu trabalho pedagógico, levando a compreensão por parte deste professor que, por detrás de sua ação pedagógica, existe um ato político que pode estar contribuindo para a manutenção ou para a transformação da realidade. Por isso, conclui-se que o professor é detentor de seu conhecimento em sua área e que isto não é garantia de que ele tenha clareza das formas adequadas de operar o processo de transmissão do saber, entrando aí o papel do pedagogo com as formas de organização dos conteúdos de modo a torná-los mais claros. É a este profissional que cabe a tarefa de organizar o processo pedagógico de forma a garantir a assimilação dos conhecimentos historicamente sistematizas por parte de todos os alunos.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleO papel do pedagogo nas horas-atividade dos professorespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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