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dc.contributor.advisorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorCastro, Angela Maria dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-05-29T12:51:01Z
dc.date.available2019-05-29T12:51:01Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52603
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta uma análise investigativa da inclusão do conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no processo da construção dos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Buscou-se analisar as políticas públicas educacionais desde 2005 a 2009. Especialmente procurou-se analisar os Cadernos Pedagógicos, por ser um material elaborado dois anos após a realização do Fórum Estadual da Diversidade Étnico-Racial, evento que contribuiu para que os professores da rede cobrassem uma ação mais efetiva da Secretaria Municipal da Educação em relação à implementação da referida lei no sistema de ensino. O presente estudo teve como objetivo principal analisar se foi abordado o tema Educação e Diversidade Racial nos Cadernos Pedagógicos, bem como se referiram à Lei 10.639/03. Para tanto, foram utilizados análises de documentos ligados direta e indiretamente com o tema investigado. Primeiramente foi feito uma abordagem do papel social da escola frente aos desafios da superação das desigualdades raciais. Em seguida a formação dos professores como tarefa de transformar o pedagógico em político e o político em pedagógico, a fim de fazer valer a valorização da diversidade étnico-racial na sala de aula. Após foi feito uma análise da lei 10.639/03 contemplando a superação das desigualdades educacionais e os instrumentos que reforçam o racismo nas instituições de ensino prejudicando a ascensão da população negra. Por fim, foi feito um resgate das políticas públicas educacionais nacional, estadual e municipal para entendermos o processo da formulação dos Cadernos Pedagógicos.pt_BR
dc.format.extent72 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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