dc.contributor.advisor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Angela Maria de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T12:51:01Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T12:51:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52603 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma análise investigativa da inclusão do conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no processo da construção dos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Buscou-se analisar as políticas públicas educacionais desde 2005 a 2009. Especialmente procurou-se analisar os Cadernos Pedagógicos, por ser um material elaborado dois anos após a realização do Fórum Estadual da Diversidade Étnico-Racial, evento que contribuiu para que os professores da rede cobrassem uma ação mais efetiva da Secretaria Municipal da Educação em relação à implementação da referida lei no sistema de ensino. O presente estudo teve como objetivo principal analisar se foi abordado o tema Educação e Diversidade Racial nos Cadernos Pedagógicos, bem como se referiram à Lei 10.639/03. Para tanto, foram utilizados análises de documentos ligados direta e indiretamente com o tema investigado. Primeiramente foi feito uma abordagem do papel social da escola frente aos desafios da superação das desigualdades raciais. Em seguida a formação dos professores como tarefa de transformar o pedagógico em político e o político em pedagógico, a fim de fazer valer a valorização da diversidade étnico-racial na sala de aula. Após foi feito uma análise da lei 10.639/03 contemplando a superação das desigualdades educacionais e os instrumentos que reforçam o racismo nas instituições de ensino prejudicando a ascensão da população negra. Por fim, foi feito um resgate das políticas públicas educacionais nacional, estadual e municipal para entendermos o processo da formulação dos Cadernos Pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | História e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |