Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Heleni de Barros Lagept_BR
dc.contributor.otherSoares, Edimara Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T19:20:17Z
dc.date.available2019-09-26T19:20:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52440
dc.descriptionOrientadora : Edimara Gonçalves Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Sabe-se que as músicas africanas têm uma grande influência na sociedade brasileira, e é sabido que esta tem sido pouco difundida nos meios escolares e percebe-se que apesar de tantos esforços dos órgãos governamentais promovendo cursos para professores, bem como projetos voltados para o conhecimento da cultura africana, esta ainda continua a dar seus primeiros passos. Neste contexto, surgem então, muitas iniciativas visando minimizar estes fatores que contribuíram pra que o negro não tivesse seu papel assegurado na sociedade brasileira entre uma delas, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, valorizandose, portanto, o pensamento e as ideias dessa cultura ,bem como sua música, culinária e dança e religiões de matrizes africanas. Percebe-se que pós alguns anos da implantação, da lei nº 11.645/08 que propõe a inclusão no Currículo escolar do ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Indígena esta continua sem alcançar muitos de nossos estudantes, A proposta desta lei é corrigir e eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro e este objetivo ainda não foi alcançado. Sabido é que durante muitos anos da história da educação brasileira, o espaço escolar teve um modelo excludente dos negros com impedimento de milhões de brasileiros a escola ou de sua permanência nelas, o Decreto nº 1.331 de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia que nas escolas públicas do país não seriam admitidos escravos, e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de professores. Ainda após a promulgação da Constituição de 1988, quando se buscou ser um estado democrático, que se pregava a cidadania e a dignidade humana para todos, este direito não foi alcançado e neste cenário ainda hoje nos deparamos com momentos de preconceito, discriminação e racismo perante os afrodescendentes nas nossas escolas, seja por parte dos docentes ou estudantes e é neste sentido que a proposta de "A música africana na escola", pretende rever questões que permeiam nossa sociedade excludente ,visando assim contribuir para minimizar os fatores que ainda estão presentes na cultura brasileira fazendo com que a população negra continue excluída e sua cultura esquecida e até mesmo o porquê de após tantos anos de implantação desta lei este gênero musical ficar em última opção nos meios escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : It is known that African music has a great influence in Brazilian society, and it is known that this has been little known in school means. In this context, then emerge, many governmental initiatives and proposals in schools to minimize these factors have contributed to the black had not its role secured in Brazilian society between them, the mandatory teaching of African history and culture and african -brasileira in all public and private schools, from elementary school through high school, rising, so the thinking and Brazilian black intellectuals important ideas as and culture (music, food and dance) and religions African origin. Even after a few years of its implementation, to Law No. 11,645/08 which proposes still does not reach many of our students, and the purpose of this law is correct and eliminate discrimination and promote social inclusion and citizenship for everyone in Brazilian educational system. What is known, is think during many years of the history of Brazilian education, the school environment had an exclusionary model of black with preventing millions of Brazilians school or their stay in them, Decree No. 1331 of February 17, 1854, provided that in the public schools of the country would not be admitted slaves, and instruction forecast for black adults depended on the availability of teachers. Even after the promulgation of the 1988 Constitution, when it sought to be a democratic state, which preached citizenship and human dignity, this right has not been achieved and this scenario still faced with moments of prejudice, discrimination and racism against people of African descent in our schools, whether by teachers, as for students. The proposed "African music in school," want to review issues that are inherent in Brazilian culture making the black population remains excluded and their culture without disclosure and even why after so many years of implementation of this law this genre stay in latter in school means.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMusica afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA música africana na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples