Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Sandra Aparecida dapt_BR
dc.contributor.otherPassos, Lilianny Rodriguez Barreto dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T21:22:10Z
dc.date.available2019-12-02T21:22:10Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52331
dc.descriptionOrientadora : Lilianny Rodriguez Barreto dos Passospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as representações da população negra em anúncios publicitários, em revistas e catálogos, publicados no Brasil. Para tanto, primeiramente se apresentará uma breve análise histórica da presença dos negros e negras na sociedade brasileira, posteriormente, num segundo momento, se buscará compreender a importância da mídia na formação da mentalidade da sociedade e da cultura brasileira, e como ela influencia a representação social do negro e negras na atualidade. Num terceiro momento se fará uma reflexão acerca das políticas afirmativas em relação aos negros e negras e a necessidade dessas políticas para a inclusão efetiva de negras e negros na sociedade brasileira. Para finalizar a pesquisa, serão analisados anúncios publicitários buscando perceber as mudanças e permanências proporcionadas pelas políticas afirmativas e a ampliação das discussões sobre racismo no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractResumen : Esta investigación tiene como objetivo analizar las representaciones de la populación negra en los anuncios, en revistas y catálogos, publicados en Brasil. Para ello, en primer momento se presenta un breve análisis histórico de la presencia de negros y negras en la sociedad brasileña, y luego, en segundo momento, se tiene la intención de comprender la importancia de los medios de comunicación en la formación de la mentalidad de la sociedad y la cultura brasileña y cómo influye en la representación sociales de negros y negras en la actualidad. En tercer momento se reflejará sobre las políticas de acción afirmativa en relación a los negros y negras y la necesidad de estas políticas a la inclusión efectiva de esta población en la sociedad brasileña. Para finalizar la investigación, se analizarán los anuncios buscando percibir los cambios y continuidades que ofrecen las políticas de acción afirmativa y la expansión de las discusiones de racismo en Brasil.pt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectNegros - Brasil - Condições sociaispt_BR
dc.subjectProgramas de açao afirmativa - Brasilpt_BR
dc.subjectNegros na comunicação de massapt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre o negro, vinculadas na mídia escrita : uma comparação entre anúncios publicitários veiculados em revistas e catálogos no Brasil nos anos de 1997,1998 e 2008, 2014, 2015pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples