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dc.contributor.authorMacedo, Rosiméia Rolimpt_BR
dc.contributor.otherSousa, Fabíola Beatriz Franco dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T19:27:31Z
dc.date.available2019-09-26T19:27:31Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51364
dc.descriptionOrientadora : Fabíola Beatriz Franco Sousapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo de revisar as publicações a respeito da construção da identidade negra na escola, visto que é nela que se encontra a maior diversidade cultural e tornando-a um local discriminador. Entender se é na escola que a discriminação mais acontece, foi o problema levantando para desenvolver a construção da identidade negra. A identidade racial negra é formada na trajetória escolar do indivíduo, sendo assim, a escola é de grande importância social e educativa. Com o intuito de fortalecer ações eficazes, por meio de reflexões, a desconstrução dos preconceitos a que está submetida à criança negra na escola e também os manejos pedagógicos desenvolvidos no contexto escolar relacionados à formação. A partir deste pressuposto, tem-se necessidade de se averiguar como é trabalhada a construção da identidade afrodescendente no contexto escolar, refletindo acerca da identidade da criança negra no contexto escolar culminando com a integração da Lei 10.639/03. Para a análise será utilizado pesquisas bibliográficas a respeito do tema. Debater as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana dentro de uma visão realista, apoiando o movimento do multiculturalismo e associando isso ao fator da discriminação e segregação dos negros em nosso país.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to review the literature regarding the construction of black identity in school, as it is which is the most culturally diverse and making it a discriminator site. The black racial identity is formed in the school's individual trajectory, so the school has an important social and educational importance. In order to strengthen effective action through reflections, the deconstruction of prejudices that are submitted to black child in school and pedagogical management systems developed in the school context related training. From this assumption, there is need to find out how the construction of African descent identity in the school context is crafted, reflecting on the identity of black children in the school context culminating with the integration of Law 10,639 / 03. For the analysis will be used bibliographical research on the subject. Discuss the National Curriculum Guidelines for the Education of RacialEthnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African within a realistic view, supporting the movement of multiculturalism and associating it to the factor of discrimination and segregation of blacks in our parents.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção da identidade negra na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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