Dificuldade de aprendizagem : um projeto de intervenção
Resumo
Resumo : Este estudo é um Projeto de Intervenção que teve como objetivo atenuar a Dificuldade de Aprendizagem apresentada pelas crianças que tinham algum tipo de distúrbio, síndrome ou déficit e que proporcionou trabalhar atividades diferenciadas, lúdicas, interativas, contextualizadas, utilizando recursos pedagógicos que despertaram nas crianças o interesse pela leitura, escrita e operações matemáticas. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na sala de Recursos Multifuncional I, e este envolveu 17 alunos do 3° ano de alfabetização. Para aplicação do Projeto estabeleceu-se 3 momentos: Momento 1- Foi realizada o observação sistemática, onde foram verificadas as dificuldades que os alunos tinham para realizar as atividades em sala de aula. Momento 2- A disponibilidade para o uso dos materiais interativos como jogos matemáticos, material dourado, alfabeto móvel, tecnologia assistiva, entre outros, os quais facilitou a assimilação dos conteúdos e aprendizagem das crianças. Momento 3- A análise e apresentação dos resultados que foi feita através de avaliações pelo professor regente e pela supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação. Esses resultados constam na ficha individual de cada aluno e o índice de aprovação para a série seguinte foi apresentado em gráficos. A realização desse trabalho foi muito importante para as crianças, pois cada etapa aplicada observou-se o desempenho de cada uma em relação a aprendizagem. Demonstrou que os problemas de saúde apresentado pelas crianças não era motivo para que não aprendessem. Cada aluno superou sua Dificuldade de Aprendizagem com empenho e dedicação, sendo o professor uma peça fundamental nesse processo, pois aplicou os recursos pedagógicos necessários para que a aprendizagem fosse bem sucedida.