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dc.contributor.authorAlves, Regina Santospt_BR
dc.contributor.otherCrozeta, Karla, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-19T14:06:43Z
dc.date.available2021-04-19T14:06:43Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51148
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Karla Crozeta Figueiredopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O transplante de órgãos é uma alternativa de tratamento capaz de trazer melhorias na qualidade de vida de pacientes portadores de uma doença crônica de caráter irreversível e em estágio final. Diante dessa realidade, o número de transplantes realizados tem apresentado crescimento contínuo no mundo e no Brasil. É de grande importância o apoio do profissional de enfermagem para que o transplante seja bem sucedido, visto que o cuidado oferecido é bastante complexo. Diante disso, é indispensável que estes profissionais possam dar ao paciente e seus familiares assistência de alto nível, que lhes possibilitem dar prosseguimento ao tratamento fora do ambiente hospitalar. O processo educativo dos profissionais de enfermagem que atuam nos transplantes abrange três direções diferenciadas, a saber: a educação profissional, a educação de outros prestadores de cuidado em saúde e, a educação do público em geral. Desta forma, isso requer atualização constante dos profissionais, no que se refere ao seu conhecimento, suas habilidades e suas atitudes, visto que esta é uma área que apresenta constantes mudanças e desafios. Assim, o objetivo geral deste estudo é elaborar uma proposta de curso a distância que possibilite ao profissional de enfermagem atualização de conhecimentos relacionados aos cuidados com pacientes transplantados. Diante do que foi visto na revisão de literatura, pode-se perceber que o profissional de enfermagem que está envolvido com o cuidado de enfermagem no transplante de órgão necessita de conhecimento científico abrangente para desenvolver seu trabalho de maneira adequada. Este fato se dá porque as competências e habilidades clínicas indispensáveis não se resumem apenas àquelas que são obtidas ao longo do curso de graduação em enfermagem. São necessárias outras competências para atender às necessidades de pacientes transplantados, familiares e sociedade em geral no que diz respeito aos aspectos fisiológico, patofisiológico e psicossocial, e devem incluir habilidades para ajudar no processo de envelhecimento e no final da vida. O preparo para adquirir estas competências inclui a avaliação, que se resume na base da prática deste profissional que trabalha com o atendimento de transplantados, entre elas a capacidade deste profissional em avaliar processos de rejeição ou infecção em transplantados. Outra competência se refere ao preparo para a tomada de decisão com vistas ao cuidado de enfermagem, assim, a fim de atuar multiprofissional e multidisciplinarmente. Concluiu-se que, diante dos progressos observados na área de enfermagem no que diz respeito a utilização de estratégias que beneficiam o desenvolvimento científico desta profissão e dos procedimentos de cuidados desenvolvidos por estes profissionais, é imprescindível que se realizem ações capazes de garantir o intercâmbio entre profissionais de enfermagem de diversas instituições e de incentivar a educação continuada e o aperfeiçoamento destes profissionais, que infelizmente ainda são estratégias incipientes. A implementação de um curso online que tenha apoio de instituições públicas e privadas pode ser uma conduta necessária e importante para capacitar os profissionais de enfermagem para aprimorar os cuidados com os transplantados e seus familiares, e também trabalhar em prol do aumento da captação de órgãos para atender a grande demanda do setor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Organ transplantation is an alternative treatment can bring about improvements in the quality of life of patients with a chronic and irreversible end stage. Given this reality the number of transplants performed has shown continued growth worldwide and in Brazil. Of great importance is the support of professional nursing for the transplant to be successful, since the care offered is quite complex. Therefore, it is essential that these professionals can provide the patient and their family a high-level assistance, to enable them to continue treatment outside the hospital. The educational process of nursing professionals who work in transplants covers three different directions, namely: professional education, the education of other health care providers, and public education in general. Thus, it requires constant updating of professionals in relation to their knowledge, skills and attitudes, as this is an area that has constant changes and challenges. Thus the aim of this study is to develop a proposal for a distance learning course that enables the nursing professional updating of knowledge related to the care of transplant patients. Given what has been seen in the literature review can be seen that the nursing staff who are involved with nursing care in organ transplantation require that comprehensive scientific knowledge to develop their work properly. This fact is because the essential skills and clinical skills are not limited only to those that are obtained during the course of undergraduate nursing. Among these other skills to meet the needs of transplant patients, their families and society in general with regard to aspects physiological, pathophysiological and psychosocial is essential and should include skills to help in the process of aging and end of life. For professional nursing preparation to acquire these skills includes evaluation that summarizes the basis of this practice professional who works with transplant care, including the ability of this professional review processes in transplant rejection or infection. Another competence refers to preparation for decision-making with a view to nursing care, so this should act professional and multidisciplinary multidisciplinary. We conclude that before progress can be observed in nursing regarding the use of strategies that benefit the scientific development of the profession and care procedures developed by these professionals. Thus, it is essential to undertake actions that can ensure exchanges between healthcare professionals from various institutions and encourage continuing education and improvement of these professionals, which unfortunately are still incipient strategies. The implementation of an online course that can count on the support of public and private conduct may be necessary and important to empower nurses to improve the care of transplant patients and their families and also work towards increasing organ donation to meet the high demand in the sector.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (32 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnfermeirospt_BR
dc.subjectTransplante de órgãos, tecidos, etcpt_BR
dc.titleCurso a distância sobre cuidados de enfermagem para pacientes transplantadospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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