dc.contributor.author | Rigoni, Tanay | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Ana Lúcia Martins de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T19:08:03Z | |
dc.date.available | 2020-01-16T19:08:03Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51015 | |
dc.description | Orientadora : Ana Lúcia Martins de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa que culminou com a escrita desta monografia foi realizada em um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) localizado na região metropolitana de Curitiba, PR. A intenção deste trabalho é trazer a legislação vigente, a proposta pedagógica e os aportes teóricos para dialogar com as práticas de brincadeiras desenvolvidas junto às crianças da instituição, repensando encaminhamentos, provocando mudanças quando necessário e assim identificado pelo corpo docente. O presente estudo foi problematizado a partir da seguinte questão: que lugar a brincadeira ocupa na educação infantil nos documentos/textos orientadores, nas concepções da área e, especificamente, na prática das professoras do CMEI? A metodologia empregada é a pesquisa de abordagem qualitativa, com análise de documentos produzidos pelos sujeitos pesquisados – planejamento e registro da reflexão da prática – e questionário aplicado pela pesquisadora, com uma orientação de Pesquisa-ação. A escrita se estrutura em dois capítulos. No primeiro a intenção é discutir os sentidos da brincadeira na educação infantil – dialogando com os documentos oficiais – e abordar as produções científicas no campo da educação infantil, que tenham como foco os diferentes lugares do brincar. No segundo capítulo o objetivo se volta para a busca de respostas para a seguinte questão: por onde anda a brincadeira? Neste momento o trabalho se direciona para os documentos e para a prática de organização dos tempos e espaços na instituição pesquisada. O escopo desse segundo capítulo é promover uma reflexão sobre o brincar na educação infantil por meio da formação continuada, tomando como ponto de partida as concepções e experiências das educadoras e análise das atividades desenvolvidas na instituição. | pt_BR |
dc.format.extent | 83 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Sentidos e significados da brincadeira na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |