dc.contributor.author | Mello, Lilian da Luz Carvalho de | pt_BR |
dc.contributor.other | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T16:18:21Z | |
dc.date.available | 2020-01-16T16:18:21Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51006 | |
dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A análise desenvolvida tem o objetivo de perceber a importância dos projetos de formação continuada centrados no CMEI, no que se refere à leitura e escrita na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada num Centro Municipal de Educação Infantil no Município de Piraquara, que atende oitenta e três crianças, na faixa etária de três a cinco anos de idade e que participa de um projeto piloto, proposto pelo município, que prevê 50% de hora atividade. Para que esta pesquisa acontecesse, foi realizado levantamento bibliográfico sobre formação continuada e leitura e escrita na Educação Infantil, bem como uma breve retomada histórica sobre o conceito de infância; foram realizados, também, questionários para identificar o perfil das professoras, entrevistas e observações para verificar como a formação continuada ocorreu no CMEI. Foram acompanhadas, mais atentamente, duas professoras. Foi possível perceber que ambas trabalham considerando a criança como um ser capaz de interferir e mudar a realidade em que vive. As duas organizam seus planejamentos com momentos lúdicos, principalmente no que se refere à leitura e escrita, pois o projeto fez com que tivessem autonomia de trabalhar com diferentes materiais enriquecendo o trabalho pedagógico, caminhando para o desenvolvimento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.title | O processo de ampliação do tempo destinado à formação continuada de professores no municipio de Piraquara/PR e suas repercussões no ensino da leitura e da escrita : um estudo de caso na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |