dc.contributor.advisor | Vieira Neto, Paulo, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Elaine Roberta Charavara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T13:36:25Z | |
dc.date.available | 2021-02-09T13:36:25Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50735 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Paulo Vieira Neto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem da barbárie. O exemplo de barbárie utilizado por Adorno é o campo de concentração localizado em Auschwitz. A abordagem é feita a partir da reflexão em como evitar a barbárie entre os homens no objetivo de que ela não volte a acontecer. Durante o trabalho são discutidos conceitos de autoridade, alienação, política e emancipação. Pretende-se assim discutir qual é o papel da educação para evitar a barbárie, alienação e a sujeição. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Adorno, Theodor W., 1903-1969 | pt_BR |
dc.title | A educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adorno | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |