dc.contributor.advisor | Ferrari, Ana Josefina, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Folador, Emeline | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T20:11:12Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T20:11:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50229 | |
dc.description | Orientadora: Ana Josefina Ferrari | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo a reflexão sobre a atuação do pedagogo na efetivação da gestão democrática no Colégio Estadual do Campo Paulo Freire. Apresenta num primeiro momento um resgate da gestão democrática a partir da década de 80. Demonstra como ocorreu o processo de instauração da gestão democrática nas escolas públicas e como se efetiva no interior destas. A partir do relato de experiência busca construir um elo entre o papel do pedagogo e a gestão escolar. Conclui que o pedagogo pode contribuir o processo de efetivação da escola com um espaço de construção da democracia através da possibilidade de participação dos sujeitos envolvidos no processo de pedagógico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (11 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Participação estudantil na educação | pt_BR |
dc.title | Relato de uma experiência e algumas reflexões sobre o trabalho do pedagogo e a gestão democrática do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |