dc.contributor.advisor | Resende, Lucia Maria Gonçalves de | pt_BR |
dc.contributor.author | Marcelino, Daniela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T20:48:27Z | |
dc.date.available | 2022-04-13T20:48:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50174 | |
dc.description | Orientador: Lúcia Maria Gonçalves de Resende | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata da utilização diária da matemática em nosso cotidiano, sendo ela aplicada em todos os momentos e situações que nos cercam. Em uma escola de educação no campo, por exemplo, apresenta características e necessidades próprias para o aluno em seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Tem o objetivo diagnosticar e buscar soluções para combater as desigualdades do cotidiano escolar, tendo em vista que a identidade da escola do campo não esta restrita apenas a um espaço geográfico, mas vinculada aos povos do campo, cuja finalidade é incentivar a construção de relações baseadas no respeito e na valorização de milhares de brasileiros que tiram seu sustento da terra. Tem como finalidade apresentar as relações entre as concepções da Etnomatemática e da matemática básica utilizada no cotidiano. É expressa pelo Tratamento de Informação, que engloba noções de probabilidades, estatísticas, matemática financeira, porcentagem, entre outras questões que colocam o saber matemático e as práticas sociais como elo dessa relação, em locais diferenciados dos espaços. Utilizando a Etnomatemática como tendência da Educação Matemática é possível o confronto e análise de ideias socioculturais, apontando convergências e interligações em diferentes áreas de conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (12 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject | Etnomatematica | pt_BR |
dc.title | A etnomatemática e a aplicações diárias da matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |