Conflitos de relacionamento no ambiente escolar : uma abordagem a partir do desenvolvimento das habilidades sociais
Resumo
Resumo: O ambiente escolar é frequentemente marcado por conflitos de relacionamento entre os diversos agentes envolvidos, principalmente entre os alunos. Estes conflitos prejudicam o processo de ensino e aprendizagem, desgastam as relações pessoais e afetam a qualidade de vida de todos. Conviver com as diferenças que marcam as relações pessoais e resolver conflitos é um desafio colocado à escola. Neste contexto, este projeto almeja auxiliar os alunos do ensino fundamental na resolução de conflitos de relacionamento no ambiente escolar, a partir de uma intervenção para o desenvolvimento das habilidades de vida. As habilidades de vida são indicadas pela Organização Mundial da Saúde como favorecedoras da qualidade de vida, por estarem relacionados a autoestima, a empatia, a capacidade de comunicação, de relacionamento, de pensamento crítico e resolução de problemas. São ainda, tema de estudo da área da psicologia, que dispõe de estratégias de diagnóstico e intervenção, importantes para aplicação no ambiente escolar. Este trabalho de intervenção, tem o objetivo de desenvolver ações educativas com alunos do ensino fundamental para a resolução de conflitos de relacionamento para tornar o ambiente escolar mais saudável. Foi realizado no Colégio Estadual Rui Barbosa com a participação de 18 alunos, no período de agosto a outubro . Foram realizados 9 encontros, as atividades desenvolvidas foram dinâmicas de grupo, reflexão sobre vídeos assistidos, debate sobre situações cotidianas da escola e da família dos alunos. Os alunos foram reunidos semanalmente em um grupo, denominado Projeto Parceria, e através de dinâmicas pedagógicas, envolvidos em cada tema relacionado a habilidade social. A indicação dos alunos foi realizada pela equipe pedagógica, professores e pais, ao observarem aqueles que apresentam dificuldades de convivência. Os resultados foram, para a maioria dos envolvidos, melhoria nas relações pessoais, com os professores e demais colegas. Conclui-se que a aplicação da intervenção foi uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, alunos e professoras, além de mostrar-se como um meio para trabalhar a causa dos conflitos de relacionamento escolar.