Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Carla Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherBernardino, Elizabethpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T18:47:34Z
dc.date.available2019-02-22T18:47:34Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49745
dc.descriptionOrientadora : Profª. Elizabeth Bernardino.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio Coordenadoria de Integração de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A higiene é um tema de suma importância e presente na realidade da escola, deve ser abordado de diferentes maneiras pelos professores. Objetivou-se promover hábitos de higiene aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental na realização de ações direcionadas á sua higiene corporal. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em um Colégio Estadual do Município de Lapa- PR, tendo como participantes 35 alunos do oitavo ano do ensino fundamental, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de duas semanas, no período matutino, em quatro momentos: no primeiro realizou-se uma aula expositiva com a apresentação do projeto aos alunos. No segundo momento os alunos assistiram a filmes de curta duração. No terceiro, houve uma discussão entre os alunos mediada pela professora, com os temas sobre saúde, doenças e higiene pessoal, em seguida os alunos construíram cartazes sobre o tema. No quarto, apresentação dos cartazes relatando o que assimilaram nos encontros anteriores. Os cartazes foram afixados no mural do Colégio. Como resultado, foi possível identificar a necessidade dos alunos em obter informações sobre higiene pessoal, notou-se grande participação por parte dos alunos através de questionamentos sobre o assunto trabalhado. Os alunos mostraram interesse nos materiais utilizados (audiovisuais). Conclui-se que medidas como estas deveriam fazer parte do currículo escolar como forma de prevenção.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectMedidas preventivaspt_BR
dc.titlePromovendo hábitos saudáveis de higiene pessoalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples