dc.contributor.advisor | Artigas, Nádia | pt_BR |
dc.contributor.author | Cirino, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T19:10:39Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T19:10:39Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47194 | |
dc.description | Orientador : Nádia Artigas. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a prática avaliativa em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da área metropolitana norte de Curitiba no Estado do Paraná. O objetivo é constatar se a subjetividade da prática avaliativa vem ao encontro à objetividade determinada nas legislações. A análise dos fundamentos históricos da avaliação, desde o século XVI relacionada aos dados coletados demonstrou que ainda hoje no processo avaliativo sobrepõe-se o aspecto quantitativo sobre o qualitativo. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados na instituição, com respeito à turma que é o objeto de estudo. Os dados, referentes ao ano de 2013 compreendem as atas do conselho de classe, os livros de registro de classe dos professores no ano de 2013 e os questionários respondidos pelos docentes e discentes da turma observada. A partir destes elementos foi possível analisar comparativamente as normativas legais vigentes até a data atual, trazendo uma reflexão do que vem acontecendo na escola e o que deveria acontecer, segundo as Leis. A intenção é fundamentar as ações e os momentos de reflexão e de discussão entre pedagogos e professores, bem como dos demais profissionais da educação desta instituição de ensino, buscando no coletivo, ações que melhorem a qualidade do processo avaliativo na escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Legislação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar no ensino fundamental : entre a normativa legal e o que se pratica na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |