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dc.contributor.advisorArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.authorCirino, Cristianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T19:10:39Z
dc.date.available2019-11-27T19:10:39Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47194
dc.descriptionOrientador : Nádia Artigas.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a prática avaliativa em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da área metropolitana norte de Curitiba no Estado do Paraná. O objetivo é constatar se a subjetividade da prática avaliativa vem ao encontro à objetividade determinada nas legislações. A análise dos fundamentos históricos da avaliação, desde o século XVI relacionada aos dados coletados demonstrou que ainda hoje no processo avaliativo sobrepõe-se o aspecto quantitativo sobre o qualitativo. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e levantamento de dados na instituição, com respeito à turma que é o objeto de estudo. Os dados, referentes ao ano de 2013 compreendem as atas do conselho de classe, os livros de registro de classe dos professores no ano de 2013 e os questionários respondidos pelos docentes e discentes da turma observada. A partir destes elementos foi possível analisar comparativamente as normativas legais vigentes até a data atual, trazendo uma reflexão do que vem acontecendo na escola e o que deveria acontecer, segundo as Leis. A intenção é fundamentar as ações e os momentos de reflexão e de discussão entre pedagogos e professores, bem como dos demais profissionais da educação desta instituição de ensino, buscando no coletivo, ações que melhorem a qualidade do processo avaliativo na escola.pt_BR
dc.format.extent27 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Legislação - Brasilpt_BR
dc.titleAvaliação escolar no ensino fundamental : entre a normativa legal e o que se pratica na escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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