Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCerqueira, Ana Beatriz Souzapt_BR
dc.contributor.otherArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T13:09:25Z
dc.date.available2019-12-20T13:09:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47043
dc.descriptionOrientadora : Nádia Artigaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse estudo tem como objetivo principal fazer alguns apontamentos em relação ao papel do coordenador pedagógico de um CMEI no município de Curitiba, visando melhorias nos planos de ensino docente e que estes contemplem os Cantos de Atividades Diversificadas - CADs como forma de promover o desenvolvimento integral das crianças pequenas. O papel do coordenador pedagógico nesse processo é fundamental, pois auxilia a equipe de professores a organizar os planos de ensino pautado nas necessidades das crianças e na garantia de um aprendizado satisfatório. A problemática levantada no inicio da pesquisa era em relação à reorganização dos CADs que necessitavam de reestruturação das intenções com as atividades que ocorriam nesse espaço, bem como de repensar nos materiais disponibilizados as crianças nesses cantos. Sendo assim foram realizadas ações internas entre os envolvidos: coordenador pedagógico, professor e educadores a fim de redirecionar atividades significativas. A metodologia utilizada estava embasada na tematização da prática que tem como foco a observação da prática diária junto as crianças, nos momentos disponibilizados para interação com as brincadeiras e brinquedos em cada CADs, essa observação tinha como instrumento a filmagem e fichas com intenções de trabalho pedagógico para cada canto. Sendo que após os dados coletados, foi realizado momentos de reflexão com os professores nas horas atividades a fim de replanejar as ações futuras. Essas ações tiveram resultados positivos em relação aos objetivos iniciais traçados nessa pesquisa, levando os envolvidos a readequar as práticas conforme necessidades e interesses surgidos na turma de maternal III.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico no planejamento de cantos de atividades diversificadas para maternal IIIpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples