dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Vicentina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T16:09:23Z | |
dc.date.available | 2019-05-30T16:09:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46956 | |
dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo desse estudo é investigar as razões das altas taxas de evasão no Colégio Estadual Igléa Grollmann, de Cianorte, entre os alunos do primeiro ano do ensino médio noturno. Para a composição da amostra, tomou-se o universo dos evadidos do ano de 2013, onde mais de 50% não terminaram o primeiro ano no referido colégio. A técnica utilizada foi a de coleta de dados através de um questionário. Segundo a perspectiva do aluno evadido, os motivos que o levaram a sair do curso relacionam-se à questão socioeconômica, gravidez e à falta de interesse com relação aos estudos naquele momento. Os resultados mostram a necessidade de mudanças desde o currículo atual até à redefinição do papel do aluno e do professor em especial, do ensino noturno. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A mediação do coordenador pedagógico na contenção da evasão escolar no ensino médio no período noturno de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |