Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Vicentina da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-30T16:09:23Z
dc.date.available2019-05-30T16:09:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46956
dc.descriptionOrientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desse estudo é investigar as razões das altas taxas de evasão no Colégio Estadual Igléa Grollmann, de Cianorte, entre os alunos do primeiro ano do ensino médio noturno. Para a composição da amostra, tomou-se o universo dos evadidos do ano de 2013, onde mais de 50% não terminaram o primeiro ano no referido colégio. A técnica utilizada foi a de coleta de dados através de um questionário. Segundo a perspectiva do aluno evadido, os motivos que o levaram a sair do curso relacionam-se à questão socioeconômica, gravidez e à falta de interesse com relação aos estudos naquele momento. Os resultados mostram a necessidade de mudanças desde o currículo atual até à redefinição do papel do aluno e do professor em especial, do ensino noturno.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA mediação do coordenador pedagógico na contenção da evasão escolar no ensino médio no período noturno de uma escola públicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples