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dc.contributor.advisorViacava, Juan Andres Camoupt_BR
dc.contributor.authorCarvalho Junior, Divanildo José Bertino dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T21:49:22Z
dc.date.available2021-11-08T21:49:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46645
dc.descriptionOrientador : Juan José Camou Viacavapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Há muito o homem associa comida à saúde e ao desempenho corpóreo e mental. Poderia, portanto, o alimento enriquecido com vitaminas e minerais ser, simultaneamente, instrumento de saúde pública e elemento diferenciador de posicionamento de marcas e portfólios? Para o pleno funcionamento dos órgãos e sistemas tem-se a necessidade de ingestão diária de micronutrientes que o corpo humano não consegue sintetizar. Tais substâncias, como as vitaminas e os minerais, apresentam conjuntos muito específicos de efeitos sobre os sítios metabólicos, possibilitando a sustentação e o desenvolvimento da vida, a preservação da saúde e a longevidade dos indivíduos. A escassez destas substância caracteriza a fome oculta, expressão cunhada pelo médico Josué de Castro, que define o estado de deficiência subclínica resultante em déficit de saúde corpórea e cognitiva, muitas vezes irreparáveis. O brasileiro médio apresenta prevalência de ingestão inadequada, atestada por organizações públicas e privadas, de vários destes micronutrientes. A consciência das carências micronutricionais e a direta vinculação entre alimento e saúde geraria e sustentaria demandas por produtos enriquecidos ou fortificados? Investigar como o valor percebido nos produtos fortificados poderia influenciar no processo de tomada de decisão de compra dos alimentos estabeleceu-se com um dos objetivos deste trabalho. Assim, duas pesquisas de campo foram realizadas, somando- se à análise bibliográfica que estendeu-se da investigação da criação, comunicação e entrega de valor até as estratégias de tomada de decisão, às atitudes e os comportamentos frente aos alimentos com alegações de conteúdos nutricionais diferenciados. Inovar com a secular fortificação alimentar ainda é legítimo e sustentável. É o que conclui esta monografia. Textos de Kahneman, Pollan e Kotler apontariam para alguns tópicos a serem equacionados num verdadeiro exercício de Design Thinking. Isto seria confirmado pelos resultados das pesquisas, que confirmam a atitude positiva do consumidor frente aos bons alimentos enriquecidos.pt_BR
dc.format.extent110 p. : il. color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectMarketing - Planejamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAlimentos enriquecidospt_BR
dc.titleGestão estratégica de marketing : o valor percebido nos alimentos enriquecidos e com conteúdos nutricionais diferenciadospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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