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dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorWong, Ingridpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:02:57Z
dc.date.available2024-03-01T14:02:57Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44551
dc.descriptionOrientador: José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A organização torna-se competitiva quando faz uma adequada gestão das informações que dispõe para uma melhor tomada de decisão. Sendo assim, devido ao grande volume de informações, que tanto a própria rganização produz quanto são extraídas do ambiente externo, há a necessidade de selecioná-las, tratá-las e utilizá-las de forma a trazer maiores e melhores benefícios à organização. Para isso, o papel do Gestor da Informação na organização é de fundamental importância, pois é o profissional capacitado a lidar com todo e qualquer tipo de informação, bem como, transformar as informações em ativo de valor. Por meio de uma pesquisa exploratória e documental, o presente trabalho tem como objetivo comparar os cursos de Gestão da Informação, com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de cada um deles, ofertados pelas universidades federais brasileiras. Foram analisados os cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentre os quatro cursos estudados, é o pioneiro (criado em 1998) e o que apresenta maior carga horária total. Os cursos apresentam formas de estruturação de currículo diferentes, ficando mais inclinados a oferecer disciplinas relacionadas ao setor em que estão inseridos. Com a nuvem de palavras criada para cada um dos cursos, considerando apenas as ementas das disciplinas obrigatórias, constata-se quais são os termos e assunto mais tratados em dado curso de Gestão da Informação. A partir das análises realizadas em elementos como carga horária, turno, número de vagas e ano de criação do curso, espera-se apresentar as principais diferenças quanto a estruturação dos cursos e propor possíveis melhorias na matriz curricular do curso da UFPRpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGerenciamento da informação - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titlePesquisa de avaliação de quatro cursos de Gestão da Informação das universidades federais do Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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