Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerraz, Marcos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Valdemir Fernandes dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-01-28T13:53:52Z
dc.date.available2020-01-28T13:53:52Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44369
dc.descriptionOrientador : Marcos Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho apresenta resultados de um levantamento qualitativo sobre absenteísmo em escolas públicas na Região Metropolitana de Curitiba, obtidos metodologicamente por meio de visita as unidades escolares e entrevistas junto aos educadores não-docentes, atuantes nas escolas visitadas. Também traz capítulos com reflexões abordando o surgimento do Estado Moderno, considerações sobre a burocracia no funcionamento do estado, as relações de poder no interior do estado, com seus aspectos de sociabilidade. Ainda traz breve reflexão sobre o servidor público, bem como o uso privado do estado, considerando inclusive sinteticamente o caso de características encontradas no cenário brasileiro. Por fim são transcritos os dados da pesquisa feita. A transcrição é por meio de texto com olhar qualitativo que busca demonstrar um pouco das condições objetivas dos funcionários de escola, no cotidiano escolar. O levantamento abrange reflexões sobre condições de trabalho dos servidores públicos atuantes no interior de escolas estaduais, com considerações sobre absenteísmo e os arranjos feitos para suprimento das demandas de trabalho surgidas na rotina da escola. Traz ainda reflexões com um olhar para o interior da unidade escolar, sendo a escola uma parte componente da organização estatal mais ampla. São trazidos ainda por meio de transcrição literal e síntese, verbalizações dos sujeitos com objetivo de ilustrar de modo mais apurado o entendimento do absenteísmo e outras condições do trabalhador Agente Educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work shows results of one survey made by qualitative view, about absenteeism in public school in the Região Metropolitana of Curitiba, obtained by visit to schools unities and interviews with educators no-teachers, who working in the schools visited. Also includes chapters addressing the born of Modern State, considerations about burocracy in operation of state, the relations of power at inside of estate, with aspects of sociability. Still brief reflection on civil servant, as well as the private use of state. Finally are transcribed the datas from survey. The transcript is through text with qualitative look that seeks to demonstrate some of the objective conditions of school officials, the school daily. The survey includes reflections on the working conditions of public servants acting within state schools, with considerations for absenteeism and the arrangements made to supply the demands of work arising in the school routine. Bring reflections with a look at the interior of the school unit, being the school a part component of the broader state organization. Are brought even through literal transcription and synthesis, verbalizations of the educators in order to illustrate in a more accurate understanding of the absenteeism and others conditions of the employee Educational Agent.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAbsenteísmo (Trabalho)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAbsenteísmo não docente em escola pública estadual na Região Metropolitana de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples