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dc.contributor.advisorCunha, Cleverson Renan da, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Aparecidopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-31T23:25:01Z
dc.date.available2018-10-31T23:25:01Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43204
dc.descriptionOrientador : Cleverson R. da Cunhapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho foi elaborado de forma prática, in loco, colhendo dados em entrevistas e em sistemas informatizados. Ele objetiva avaliar o sistema de compras de uma empresa do segmento de prestação de serviços, contratada por um Shopping Center da cidade de Curitiba, estado do Paraná, para conduzir sua operação. Nele é mostrado de forma sucinta, o modo como vem sendo conduzido o departamento de compras dessa empresa. A proposta deste trabalho surgiu da necessidade de se obter melhores resultados operacionais, financeiros e de RH, tendo em vista o fato de que para o seguimento citado, presente na região de Curitiba, há uma enorme carência de melhores fornecedores, de melhores empresas que atuam neste mercado e de melhores profissionais (levando-se em conta a quantidade de mão obra disponível e a sua qualificação técnica). Essa avaliação traz a tona uma pequena amostra do comportamento de empresas do setor de serviços no Brasil, que atuam no segmento de facilities, especialmente. Essa abordagem foi possível porque o autor se beneficiou de sua experiência em outras empresas do mesmo segmento para poder concluir que de modo geral, esse segmento de mercado, para esses tipos de empresa, precisa ser estrategicamente melhor avaliado. Neste sentido, objetiva-se fazer com que a administração estratégica dessas empresas, perceba onde residem os erros e o que pode ser feito para melhorá-los ou extingui-los, a fim de manter o negócio sustentável no longo prazo. Ressalta-se também, que no âmbito da discussão, algumas sugestões foram levadas ao conhecimento da alta gerencia, de modo a tornar possíveis os ajustes necessários aos desvios encontrados. O setor de serviços no Brasil representa quase 60% do PIB (dados de 2009 –IBGE) e embora neste número esteja incluído o comércio, este é um setor da economia que vem se destacando nos últimos anos, reforçando assim a sua importância para a construção de nossas riquezas. Desta forma, para poder acompanhar essa tendência de crescimento do país, certamente esse setor necessitade mais investimentos associados por parte do governo e empresas. Investimentos esses, direcionados não somente para infra-estrutura, mas também para qualificação profissional na área pública e privada. Na analise do departamento de compras da empresa em questão, dois pontos merecem maior destaque: pessoas, focando-se especialmente a sua forma de gestão, preparação, treinamento e principalmente motivação; e infra-estrutura de sistema, com base na tecnologia da informação. Esses dois fatores combinados, merecedores de investimentos, conforme já citado, apontam para uma serie de deficiências encontradas, as quais são abordadas e discutidas no ao longo do trabalho. Ao final são sugeridas, prováveis soluções para cada problema abordado com base na sua eficácia e eficiência.pt_BR
dc.format.extent71 p : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEmpresas - Compraspt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.titleAvaliação do sistema de compras em uma operação de serviçospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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