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dc.contributor.advisorRomanelli, Egídio José, 1938-pt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Fernando Wolffpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T16:31:45Z
dc.date.available2022-08-17T16:31:45Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/4250
dc.descriptionOrientador: Egídio José Romanellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo de aquisição da linguagem oral e escrita é analisado dentro da perspectiva sócio-histórica, utilizando os conceitos de Vygotsky e Luria. Aborda-se a questão da consciência apropriada na interação com o outro, os mecanismos cerebrais utilizados para o processamento da linguagem oral, a formações de conceitos que levam a apropriação do instrumento cultural de registro, a escrita. Estabelece-se uma relação com a perspectiva do processamento de informações visto que a analise do transtorno do processamento auditivo requer alguns conceitos utilizados contemporaneamente para definir o que o ouvido faz com o que ouve até a chegada no sistema nervoso central e áreas especializadas. Através de um estudo de caso sobre o processamento auditivo podemos ter uma visão abrangente de como uma criança vai se constituindo em suas interações e como o outro tem dificuldades para trabalhar com as alterações do processamento do sujeito estudado. Temos assim a amostra das apropriações realizadas dentro do contexto social e cultural vivido pelo mesmo e analisadas à luz do referencial citado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The process of oral and writing language acquisition is analyzed within the socialhistorical approach using the concepts of Vygotsky and Luria. In this study the following issues are addressed: the conscience appropriated in the interaction with the other self, the brain mechanisms used for the processing of the oral language and the building of concepts that lead to the appropriation of the instrument of cultural register, that is, the writing. A relashionship from a perspective of information processing is established since the hearing process problem requires some current concepts used to define what the ear does with what is heard until it reaches the central nervous system and specialized areas. Using a case study about the hearing process it is possible to have a comprehensive view of how a child develops through her interactions and how the others have difficulties to deal with the alterations of the hearing process of the subject studied. This way a sample of the appropriations realized within the social-cultural context experienced by the subject is obtained and it is analyzed according to the theoretical framework mentionated.pt_BR
dc.format.extent131 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem perceptivapt_BR
dc.subjectPercepçao auditiva - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA apropriação da linguagem oral e escrita no processamento do transtorno auditivo central : estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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