Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoro, Franciele de Fatimapt_BR
dc.contributor.otherKässmayer, Karin, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Economia e Meio Ambientept_BR
dc.date.accessioned2021-11-12T20:29:50Z
dc.date.available2021-11-12T20:29:50Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40860
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Karin Kässmayerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Economia e Meio Ambientept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao longo dos anos o aumento do consumo trouxe diversas alterações às paisagens, sendo, pelo uso excessivo dos recursos naturais ou pelos resíduos sólidos depositados no meio ambiente, muitas vezes de maneira inapropriada. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca identificar a percepção ambiental em relação à geração e destinação final dos resíduos sólidos por alunos de 08 a 10 anos da escola municipal Olavo Bilac, e alunos de 11 a 14 anos da escola estadual Godofredo Machado na cidade de São José dos Pinhais - PR. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de um questionário com os alunos de ambas as escolas. Através do questionário foi possível realizar a análise da percepção ambiental dos alunos e compreender as relações dos mesmos com o ambiente que estão inseridos. Dentre os resultados apresentados destacam-se: a percepção dos alunos para a separação dos resíduos; sendo, 89% deles realizam a separação dos materiais recicláveis; e quando questionados sobre a separação dos resíduos através do código de cores conforme o Art. 1° da resolução do CONAMA n° 275, de 2001; 76% dos alunos foram capazes de identificar e relacionar os resíduos com as cores propostas. Para melhor sensibilizar os alunos foi realizada uma palestra sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar (3 R's) os resíduos. Através da interação dos alunos com o meio ambiente será possível transformá-los em cidadãos conscientes, em busca de uma qualidade de vida melhor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Over the years the increase in consumption brought several changes to landscapes, and, by the excessive use of natural resources or the solid waste deposited in the environment, often inappropriately. From this premise, this paper seeks to identify the environmental perception of the generation and disposal of solid waste for students 08-10 years of the municipal school Olavo Bilac, and students 11-14 years of the Godofredo Machado state school in the city of Pinhais - PR. To achieve this objective a qualitative research through a questionnaire with students of both schools was held. Through the questionnaire was possible to perform the analysis of environmental perception of students and understand the relationship of these with the environment that they live. Among the results presented are: the perception of students for the separation of waste; and, 89% of them perform the separation of recyclable materials; and when asked about the separation of waste through the color-coded according to article 1° of the Resolution CONAMA n ° 275, 2001; 76% of students were able to identify and relate the waste with the proposed colors. To raise awareness among students a lecture was held on the importance of reducing, reusing and recycling (3 R's) waste. Through student interaction with the environment you can turn them into conscious citizens in search of a better quality of life.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (55 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleAnálise da percepção da geração e destinação final dos resíduos sólidos como instrumento para a educação ambiental : alunos de duas escolas públicas de São José dos Pinhais - PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples