Rádio Escola : mídia na melhora da prática pedagógica
Resumo
Resumo: Este artigo visou pesquisar sobre a percepção da equipe gestora do Colégio Estadual Ipê Roxo - Ensino Fundamental e Médio, localizado na zona norte da cidade de Foz do Iguaçu, tem em relação à implantação de um projeto de rádio escola que foi desenvolvido no período de 29 de setembro a 19 de dezembro de 2014. Este projeto, denominado de "Rádio Escola: Mídia na melhora da prática pedagógica", se implantado segundo a percepção dos gestores da instituição, poderá sim proporcionar essa melhora na prática pedagógica. O público-alvo da pesquisa foi: direção, equipe pedagógica dos períodos, matutino, vespertino e noturno e professores do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A clientela escolar da instituição é formada por pré-adolescentes, adolescentes e adultos. A escola está localizada em um bairro que foi formado a partir de um processo de desfavelamento e é carente de recursos básicos de infraestrutura. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário estruturado, com perguntas de respostas abertas e foi aplicado face a face com os entrevistados. Depois de realizada as entrevistas, os dados foram transcritos rigorosamente, em seguida foram discutidos os resultados com a revisão bibliografia utilizada para embasamento da pesquisa. O resultado da pesquisa deixou claro que a percepção da equipe gestora, em face de implantação de um projeto de rádio escola, foi favorável e passível de discussão. Para corroborar o pensamento dos entrevistados foi realizada uma entrevista com o diretor do Colégio Estadual Sol de Maio em Foz do Iguaçu, que tem um projeto de rádio escola em funcionamento na instituição desde 2010.