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dc.contributor.advisorCosta Júnior, Hamiltonpt_BR
dc.contributor.authorMeister, Marianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T14:33:20Z
dc.date.available2020-05-18T14:33:20Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39139
dc.descriptionOrientador : Orientador: Prof. Hamilton Costa Jr.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A sociedade atual convive com vários estímulos aversivos e estressantes. As exigências diárias do trabalho, da família e outros fatores presentes na rotina de cada indivíduo, corroem a energia e o entusiasmo destes. A alegria do sucesso e a emoção da conquista são sentimentos cada vez mais raros e difíceis de atingir. Neste contexto, a síndrome de burnout torna-se mais evidente, sendo uma experiência subjetiva, a qual agrupa atitudes, sentimentos, problemas e disfunções psicofisiológicas, com consequências nocivas para a pessoa. A síndrome de burnout é uma consequência do estresse laboral crônico que afeta principalmente profissionais que trabalham em contato direto com outras pessoas como, por exemplo, professores, médicos, enfermeiros entre outros. Os professores universitários enfrentam condições como: baixos salários, imensa dificuldade com os alunos, falta de participação nas decisões da instituição, pressão para realizar pesquisas e publicações e etc., tornando esta categoria profissional susceptível à síndrome de burnout. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da síndrome de burnout manifestada em professores universitários e temas relacionados; trabalho, docência, saúde, sofrimento, estresse, estresse laboral e síndrome de burnout. Para tanto utilizouse as eguintes bases de dados: MedLine, Scielo, American Psychiatry Association, Evidence-Based Mental Health, American College of Physicians, Agency for Healthcare Research and Quality, National Guideline Clearinghouse, Organização Mundial da Saúde (OMS), EBESCOhost, WorldCat Services, SpringerLink e Proquest. Como conclusão pode-se constatar que o trabalho foi ao longo do tempo associado ao sofrimento e que, nos dias atuais, os profissionais da área da saúde e saúde ocupacional possuem a preocupação de evitar as nosologias consequentes do ambiente laboral. A docência é considerada como uma das profissões mais estressantes e suscetíveis a síndrome de burnout, tendo a docência de nível superior suas particularidades em relação aos outros níveis de ensino.pt_BR
dc.format.extent70 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectBurnout, Sindrome dept_BR
dc.subjectProfessores - Stress ocupacionalpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout em professores universitáriospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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