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dc.contributor.authorForcato, Marcelo dos Santospt_BR
dc.contributor.otherSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T16:51:19Z
dc.date.available2020-02-17T16:51:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35538
dc.descriptionOrientador: Prof. Aguinaldo dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 18/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design grafico e de produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar meta-requisitos para o projeto de eco-feedback em lavadoras de roupas voltadas ao morador de habitação de interesse social. A suposição é que através da aplicação desta estratégia de design na interface da lavadora ocorra o início de um processo de mudança comportamental, baseado no estágio de mudança de comportamento de Grimley et al. (1997).A base teórica apontou os fatores que influenciam e/ou inibem o comportamento humano. Dentre estes se destaca a maior imersão dos fatores intrínsecos, principalmente aqueles que apresentam valor simbólico para o indivíduo como é o caso do desejo, da identidade e da manutenção do padrão social o que reflete na aquisição de bens materiais. Com base no Comportamento Sustentável e nos comportamentos de consumo mais racionais, esta dissertação apresenta um processo de Pesquisa-ação fundamentado pelo Método RITE (Medlock et al., 2002), que permitiu um processo cíclico de desenvolvimento e avaliação de eco-feedbacks para lavadoras automáticas, envolvendo usuários pertencentes à população de baixa renda, pesquisadores e empresa parceira fabricante deste eletrodoméstico. A dinâmica do método de pesquisa tem caráter exploratório e envolveu etapas para repensar a tarefa, apresentar interfaces com eco-feedback aos usuários e avaliar opções de eco-feedback para identificação de particularidades do público alvo. Os resultados da pesquisa sugerem uma lista de metarequisitos para o projeto de eco-feedback. Através de testes percebeu-se que esta estratégia iniciou um processo de mudança de comportamento nas usuárias de baixa renda, principalmente pela possibilidade de economia de recursos como água e energia. Como as faturas de água e energia representam considerável parcela da renda destas famílias, confirmou-se que a partir da transparência do consumo é possível que o morador de baixa renda assuma um comportamento mais sustentáveis na tarefa de lavar roupas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to identify meta-requisites for the eco-feedback project in washing machines aimed at the social housing. The assumption is that by applying this design strategy in the washer interface, will initiating a process of stage of behavior change, based on Grimley et al. (1997) theory. The theoretical basis pointed out the factors that influence and/or inhibit human behavior. Among these stands out the immersion of intrinsic factors, especially those that have symbolic value to the individual as in the case of desire, identity and the maintenance of social pattern which reflects the acquisition of material goods. Based on Sustainable Behavior and behaviors of more rational consumption, this paper presents a process of action research method founded by RITE (Medlock et al., 2002), which allowed a cyclic process of developing and evaluating eco-feedback to automatic washers, involving users belonging to the low income population, researchers and business partner manufacturer of this appliance. The dynamics of the research method is exploratory and involved steps to rethink the task, presenting eco-feedback interfaces with users and evaluating eco-feedback options for identifying particularities of the target audience. The survey results suggest a list of meta-requisites for the design of eco-feedback. Through testing it was realized that this strategy has begun a process of behavior change in users of low-income, mainly by the possibility of resources savings like water and energy. As the energy and water bills represent significant portion of the income of these families, it was confirmed that from the transparency of consumption is possible that low-income residents to take a more sustainable behavior in the task of washing clothes.pt_BR
dc.format.extent199f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectEcodesignpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComportamento - Modificaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleDesign para o comportamento sustentável : estudo da aplicação do eco-feedback na interface da lavadora de roupaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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