dc.contributor.advisor | Gama, Carmem Lúcia Graboski da | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Zelir Ines Saugo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T13:07:58Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T13:07:58Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33442 | |
dc.description | Orientador: Carmem Lúcia Graboski da Gama | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os problemas matemáticos necessitam de interpretação, para isso é necessário que os professores coloquem os alunos diante de desafios que os levem a ter que desenvolver a imaginação, paciência e ter criatividade. A interpretação deve partir sempre de exemplos simples e onde possam relacionar com exercícios já feitos, trata-se de uma metodologia pela qual o estudante terá oportunidade de aplicar os conhecimentos matemáticos já adquiridos em situações novas. Os jogos clássicos como o Tangram, por exemplo, são excelentes oportunidades para desenvolver o raciocínio e a interpretação de uma maneira divertida e com nível dificuldade ascendente onde o aluno desperta para a busca de soluções possibilitando uma aprendizagem descontraída | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos em educação matematica | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas matemáticos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |