O livro didático de história como política pública
Resumo
Resumo: Apesar do advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar, um velho companheiro ainda esta presente nas salas de aula: o Livro Didático. Essa ferramenta é ainda uma das mais importantes no auxílio do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas, aproximando o aluno de um conjunto vasto de saberes, com uma linguagem fácil. A sua disseminação no espaço escolar para o Ensino Fundamental ocorre por uma política pública do Governo Federal, o Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) realizado a cada quatro anos, demandando somas vultosas de recursos públicos, fazendo com que um grupo seleto de editoras dispute o mercado com afinco. Esse trabalho busca refletir sobre os resultados pedagógicos da utilização do livro didático pelo professor em sala, articulado ao investimento que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Diante dessa política de disseminação de material didático, forja-se o problema da utilização pelo professor em sala, do Livro Didático de História. Na tentativa de jogar luz nessa questão foram utilizados questionários para professores e alunos de determinado estabelecimento de ensino, que apontam que o caminho na otimização do uso desse recurso é longo