Matemática na educação do campo
Resumo
Resumo: Partindo da premissa da valorização e do resgate da identidade dos povos do
campo, trabalho este cujas raízes estão nos currículos das escolas do campo,
conduzimos um trabalho que objetivou a valorização do etnoconhecimento, da
inserção de novas tecnologias e tendências na educação para os alunos do Colégio
Estadual Santa Izabel, da comunidade do assentamento Santa Bárbara, no
município de Bituruna / Paraná. Tal colégio oferece ensino fundamental e médio
para a comunidade. Essa construção do conhecimento está fundamentada no
construtivismo, na práxis, na valorização e no respeito pelos sujeitos envolvidos.
Com base nesses pressupostos, analisou-se os conhecimentos da disciplina de
matemática, que foram abordados com ênfase na coleta de dados reais aliados ao
conhecimento de informática, o qual nos facilitou a análise desses dados oriundos
das propriedades do campo. É importante ressaltar que o conhecimento
sistematizado foi rigorosamente planejado e promovido pensando-se nas
necessidades da comunidade do campo, envolvida no processo educacional
Collections
- Educação do campo [600]