Coordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Mattos, Alcinéia Isabel Maciel de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este artigo apresenta as relações que se estabelecem entre a coordenação pedagógica e a direção escolar e suas ações pedagógicas e administrativas, considerando que ambas são de fundamental importância no processo de construção da gestão democrática. É comum, no cotidiano escolar, que haja uma tendência de separação entre o pedagógico e o administrativo, devido às particularidades exercidas em cada um dos segmentos e funções. O objetivo foi elucidar quais são os desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto para se garantir a gestão democrática e participativa na escola. O questionamento norteador foi baseado nos desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto e os fatores que podem garantir a gestão democrática e participativa no espaço escolar. Neste sentido, a discussão para a construção desta temática, baseou-se na pesquisa de referenciais teóricos e na aplicação de questionário elaborado, buscando identificar a importância do estreitamento das relações entre as ações do coordenador pedagógico com as da direção escolar. Concluiu-se que todos reconhecem a importância de seu papel participativo e os desafios encontrados para se concretizar esta gestão participativa no interior da escola, superando as dificuldades no processo de gestão democrática.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]