Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem
Resumo
Resumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A pesquisa envolveu os educando de três turmas, do 2º ano, do Ensino Médio, da Unidade Educacional, Colégio Estadual Ulysses Guimarães, do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se também identificar habilidades e limitações presentes durante o processo de ensinoaprendizagem e aferir a possibilidade de ofertar aos educandos meios de identificar suas habilidades e limitações acerca das novas maneiras de tornar a aprendizagem mais significativa com o auxílio da Metacognição. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, indica-se ser possível ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a utilizarem técnicas e estratégias de aprendizagem, fundamentadas na metacognição, com o objetivo de proporcionar aos educandos mais autonomia e maturidade durante os processos de ensino e aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]