Alfabetização e letramento na educação infantil : oportunizando um espaço na leitura e escrita para o Ensino Fundamental I
Resumo
Resumo : O presente trabalha tem como tema central o letramento na educação infantil, considerando a escrita e a leitura como objeto facilitador para o início do ensino fundamental I. O principal objetivo da pesquisa foi de conhecer como se desenvolve o letramento na educação infantil e o seu preparo para o ensino fundamental inicial e quais estratégias são utilizadas para despertar o interesse da criança, de modo que ela leve consigo o interesse pela escrita e leitura para o ensino fundamental. A pesquisa que originou este artigo teve como proposta metodológica a pesquisa de caráter qualitativo e como coleta de dados utilizou fontes bibliográficas. Como pressuposto teórico, para elucidar essas questões, foi utilizado como principais referenciais teóricos Vygostky (1989 e 2001), Luria e Vygostsky (2000), Scarpa (2006) e Cagliari (1989), entre outros estudiosos da educação infantil. A pesquisa, a partir da análise dos vários estudiosos, destacou a importância do lúdico nessa fase inicial, onde o interesse do aluno faz com que ele descubra a visão do mundo escrito.