Os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciais
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Monteiro, Silvana Aparecida Mendes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições da relação afetiva para o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como acontece essa relação entre professor e aluno dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando para o fato de que a afetividade pode ser um fator determinante ocasionando impactos positivos e negativos no rendimento escolar de uma criança e em sua vida futura. A pesquisa traz reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Ao chegar à escola a criança se depara com um meio de relações sociais em que ela será integrada havendo um processo de transição do conhecido meio familiar para um ambiente com pessoas e coisas às vezes bastante desconhecidas, ocasionando medo, insegurança e ansiedade assim como novos relacionamentos e aprendizagem. Algumas crianças agem tranquilamente à esse processo interagindo com professores, colegas e os novos contextos sociais, outras porém, não realizam esse processo de transição tão facilmente necessitando da atenção de educadores com encaminhamentos redimensionados e apoio familiar. A partir de bibliografias educacionais e pedagógicas, este artigo traz uma fundamentação teórica sobre os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, com vistas a sensibilizar os professores sobre a importância deste tema. Portanto, pretende-se através desta pesquisa analisar e discutir como tem ocorrido a afetividade na prática pedagógica entre professor e aluno e como o professor tem utilizado das teorias do desenvolvimento baseando-se nas contribuições de alguns autores que relacionam a afetividade aliada à educação como ponto importante para melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos, fortalecendo suas relações sociais e seu desenvolvimento cognitivo.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]