Evasão escolar no município de Cascavel, atravessamentos e diálogos sobre pobreza e desigualdade social
Resumo
Resumo : A Evasão Escolar acontece em todos os níveis da educação brasileira, e jamais podemos deixar de levar em conta a realidade social que é produzida historicamente pelos estudantes, no todo social, político e cultural. O presente trabalho buscou levantar questões sobre pobreza e desigualdade social contidos nos discursos de evasão escolar, a partir de entrevistas realizadas com gestores e gestoras do "Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar" do município de Cascavel/PR nos anos inicia. Foram ouvidos nessa pesquisa 2 (dois) gestores (a) do projeto. Os principais resultados da pesquisa apontam para a confirmação de que ainda em média, 45% da Evasão Escolar do município são causadas pelas condições socioeconômicas das famílias e os outros 55% vem a ser por outros motivos distintos como separação dos pais, viagens, trabalho, etc. Também presente na pesquisa foi o fato que o Programa de Prevenção e Combate a Evasão Escolar só conseguirá cumprir com seus objetivos se as instituições como Cemeis e escola fizerem os encaminhamentos dos casos de Evasão de forma correta, o que nem sempre ocorre, dificultando dessa forma a captura, de documentação e catalogação de dados sobre os motivos da evasão. A pesquisa também constatou que estudantes beneficiários de bolsa família e de outros programas assistenciais possuem um índice de evasão escolar menor se comparado aos demais evadidos.