Turismo de base comunitária em Guaraqueçaba - PR : histórico, estado atual e potencialidades de inovação
Resumo
Resumo : O turismo pode ser entendido como uma das atividades econômicas mais promissoras no Brasil e no mundo, especialmente quando associado às estratégias de inclusão social e conservação da natureza. O município de Guaraqueçaba – PR é um os municípios no Brasil que exibe esse potencial, em que além de uma beleza cênica ímpar, possui elementos culturais próprios que o caracterizam. Nesse contexto, visando alavancar o desenvolvimento do setor turístico no município, foi fundada em 2006 uma cooperativa de turismo de base comunitária (TBC), estruturada com o apoio e financiamento de ONGs e instituições do poder público. No momento, a cooperativa passa por uma fase de reestruturação, já o modelo de gestão adotado não se mostrou financeiramente viável nesse período. O presente estudo teve como objetivo avaliar a evolução dessa cooperativa ao longo de seus 10 anos e propor ferramentas/elementos que possam auxiliar no estabelecimento de conexões com novos mercados e melhorias no padrão de governança. Para isso, utilizou-se de entrevistas com os principais atores envolvidos no processo, análise de documentos, relatórios, planos de negócio e publicações sobre o tema. O método também incluiu a realização de benchmarking com outras cooperativas de TBC no Brasil, para identificar padrões de governança e de acesso ao mercado, assim como sobre o potencial do turismo em Guaraqueçaba por meio do contato com agências e operadoras. Os resultados revelaram que há diversas atividades ainda não exploradas, em especial as voltadas ao turismo de aventura. Por outro lado, a qualidade dos serviços e meios de acesso foram citados como principais dificuldades para operar roteiros turísticos nesse local. No âmbito de sua governança, detectou-se que os padrões de tomada de decisão e de acesso ao mercado da Cooperaguará poderiam ser alvo de melhorias, comparativamente à outras cooperativas investigadas, que revelaram um padrão de governança mais sólido. Conclui-se que para que novos investimentos possam ser realizados e alavancar o desenvolvimento turístico na região, é fundamental priorizar o diálogo entre os cooperados e as agências, visando identificar os melhores formatos e estratégias para atração de públicos diferenciados. Além disso, é importante rever-se o padrão de governança, descentralizando e buscando novas parcerias para que uma rede de atores seja mobilizada e estimulada e repensar o turismo e o modelo de desenvolvimento desejado para o município. Nesse sentido, o envolvimento do poder público na correta gestão e valoração das unidades de conservação, que são o seu principal ativo econômico, devem ser debatidas como núcleo de todo esse processo.
Palavras-chave: inovação, governança, sustentabilidade, economia, áreas protegidas.
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- MBA em gestão florestal [410]