Relação entre o ambiente escolar e a imagem do Agente Educacional I no estado do Paraná
Resumo
Resumo : Este estudo investiga a relação entre o ambiente escolar e a imagem do Agente Educacional I em duas escolas estaduais do município de Paranaguá. Há princípio realizamos uma pesquisa histórica para compreender quem "é", e como surgiu o funcionário escolar agora denominado "Agente Educacional I", para tanto se fez necessário utilizar referências teóricas acerca das relações de trabalho e de poder estabelecidas dentro das instituições de ensino. Utilizou-se outro recurso metodológico no desenvolvimento deste trabalho, ou seja, a aplicação de questionário com 17 "Agentes Educacionais I" destas duas escolas. Ao final do trabalho foi possível perceber que a escola é um órgão vivo e que este reproduz a divisão social de trabalho presente na sociedade na qual a instituição de ensino está inserida, neste sentido evidenciou-se a hierarquização social pelo princípio meritocrático, ou seja, a estratificação social presente na organização do trabalho na sociedade capitalista faz-se presente dentro da organização do trabalho escolar, e há por parte dos Agentes Educacionais I uma legitimação desta forma de organização de trabalho e em quais aspectos o ambiente interfere nestas relações.
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- Coordenação Pedagógica [455]