Aprendizagem significativa em ciências
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Problematizou-se em que medida a aprendizagem pode se tornar significativa, no âmbito da disciplina de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado baseando-se em pesquisa documental das DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CIÊNCIAS (2008), do estado do Paraná. Com o intuito de ser um instrumento transformador, utilizado para subsidiar os trabalhos na escola, fomentandoo currículo e o planejamento dos professores, reforçando no embasamento teórico e metodológico dos conhecimentos científicos relacionados para melhorar o desenvolvimento do trabalho docente e garantir a aprendizagem. Assim, como forma desta análise, foram identificadas quatro práticas pedagógicasde ensino, quais recursos poderão ser utilizados para intensificar a ação docente para aprendizagem significativa em Ciências. São assim definidas: Prática número um: Seleção de conteúdos, Prática número dois: Expectativas de aprendizagem, Prática número três: Planejamento articulado e Prática número quatro: Prática social cultural.
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- Coordenação Pedagógica [455]