Políticas de formação docente na perspectiva da emancipação humana : a partir das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Debiazi, Marcia da Silva Magalhães
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente texto apresenta reflexões e discussões acerca das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de
licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e curso de segunda
licenciatura) e para a Formação Continuada, de acordo com a Resolução n. 2, de 1º
de julho de 2015, uma vez que esta sinaliza importantes elementos para a política
nacional para a formação inicial e continuada dos profissionais docentes. O
encaminhamento metodológico se deu por meio de análise documental e revisão
bibliográfica, tendo como objetivo refletir e discutir a citada resolução, buscando
compreender se ela busca garantir uma formação docente dentro de uma
perspectiva emancipadora, ou se apenas busca desenvolver uma formação docente
unilateral, visando à manutenção do conhecimento fragmentado. Deste modo, este
trabalho se justifica pelo fato de que a formação inicial é de grande relevância para a
construção da identidade profissional, uma vez que ela irá subsidiar a construção da
emancipação e a autonomia do sujeito.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]