O papel do pedagogo na rede pública estadual do Paraná : contradições e condições de superação
Resumo
Resumo : Este artigo, de cunho qualitativo, busca refletir sobre a identidade e função do professor-pedagogo na rede pública estadual no Paraná no ano de 2016. Analisa o prescrito e a prática pedagógica; as atribuições e descrições das atividades do cargo de professor-pedagogo nos últimos concursos públicos realizados na rede pública estadual no estado do Paraná nos anos de 2004, 2007 e 2013 e as condições teóricas e de formação necessárias para atender as demandas e os desafios escolares atuais. Esta pesquisa se baseou em documentos, artigos e na legislação vigente e apontou a necessidade de aprofundamento das discussões e análises sobre o pedagogo na atualidade, bem como de políticas públicas voltadas à formação continuada como condição para a adequada participação do pedagogo frente às necessidades da educação, da escola e de todos os estudantes que nela buscam superar as condições e todas as contradições existentes na nossa sociedade excludente atual.
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- Coordenação Pedagógica [455]