Funk, sexualidade e relações de gênero entre estudantes de uma escola pública da cidade de São Paulo
Resumo
Resumo : Quem vivencia o cotidiano da escola percebe a alta incidência de conflitos associados à discriminação de gênero. Diante deste quadro, a escola não pode se omitir, mas elaborar estratégias de combate a esse fenômeno social. Este artigo se justifica, assim, pela necessidade de melhorar o ambiente escolar e desenvolver ações de respeito à diversidade, com foco nas relações de gênero. O tema gerador é o funk, escolhido pela riqueza de material para debate, por ser capaz de provocar a participação ativa de alunos e alunas e com o intuito de trazer essa discussão para a realidade de vida das(os) jovens, para algo que lhes é familiar. Foi realizada uma pesquisa-ação e a escolha do funk como estratégia de aproximação se mostrou eficaz. Houve ampla participação e todas(os) deram a sua opinião. Diversas questões foram levantadas e discutidas sob a perspectiva de gênero. A investigação reafirmou a necessidade de mais ações pedagógicas no sentido de despertar ou sedimentar nas(os) estudantes o olhar crítico sobre construções sociais naturalizadas.