O panorama desafiador da prevenção e combate da homofobia no cotidiano escolar
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Data
2016Autor
Fischer, Rita de Cácia Spanemberg
Metadata
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Resumo: O presente artigo visa analisar as intervenções pedagógicas da comunidade escolar em relação a atos homofóbicos neste ambiente. Apresenta-se um levantamento oficial de 2012 dos atos homofóbicos no Brasil, como também uma análise das políticas públicas de gênero que vêm sendo implantadas recentemente. O aporte teórico de autores e autoras da temática de gênero e diversidade auxilia a compreender a homofobia no Brasil. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de entrevistas questionário com questões abertas, aplicadas aos professores/as, gestores/as, funcionários/as, e pedagogas/os do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Ivanete Martins de Souza, em Piraquara. Os resultados evidenciam o quão frágeis são os conhecimentos e o preparo dos agentes da educação para lidar com a realidade da homofobia no contexto escolar e a necessidade de políticas públicas que inibam a homofobia. Destaca-se neste contexto, a vontade das pessoas entrevistadas em contribuir com a pesquisa; bem como o apontamento da necessidade de uma formação continuada de qualidade.