As relações de gênero na educação infantil
Resumo
Resumo : O processo educativo e formativo de meninos e meninas é determinante na construção de uma sociedade livre desigualdades e preconceitos. Esse processo educacional formal se inicia desde a Educação Infantil que, em São Paulo, acontece nos Centros de Educação Infantil (CEI), para crianças de zero a três anos e se prolonga nas Escolas de Educação Infantil (EMEI) para crianças de quatro a seis anos de idade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é discutir a contribuição da Educação Infantil, especificamente no trabalho realizado na EMEI com crianças de 4 a 6 anos, na formação de meninas e meninos para uma educação não sexista, capaz de colaborar na formação da identidade de gênero desprovida de valores ou preconceitos que possam privilegiar comportamentos considerados adequados para cada gênero e a reprodução do machismo. Por meio da pesquisa bibliográfica e observando uma escola de Educação Infantil da zona Leste da capital paulista, refletimos sobre os procedimentos que contribuam na educação de crianças em busca do respeito desde a infância.