Racismo e educação física : possibilidades e limites do planejamento do ensino infantil municipal de Maringá, para a disciplina de educação física
Resumo
Resumo: Este artigo foi desenvolvido com base na análise de documentos/bibliografias sobre a questão do racismo – que se caracteriza como uma variação do preconceito – na escola, especificamente, com o planejamento da disciplina de Educação Física infantil do município de Maringá. O planejamento tem como alvo atender alunos de quatro e cinco anos. Desta forma, o objetivo geral do estudo foi verificar o tratamento das temáticas racismo e consciência negra junto ao planejamento da disciplina nos centros municipais de educação infantil do município. Seus limites e possibilidades situados em nosso momento histórico, observando apontamentos de organizações internacionais e nacionais, bem como a literatura atual que evidencia o negro como ser histórico ativo nas mais variadas lutas sociais, para além da liberdade e igualdade racial. Essa pesquisa se caracterizou como qualitativa quanto à abordagem; documental e bibliográfica, pois, foi desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.